Como é o tratamento da “Carne Esponjosa”?

 

Se a “carne esponjosa” for o aumento da adenóide, o tratamento é a cirurgia da “carne esponjosa” que, neste caso, é a cirurgia de remoção da adenóide, também chamada de adenoidectomia.

 

Se a “carne esponjosa” for o aumento dos cornetos nasais, o tratamento pode ser com a higiene ambiental (evitar o que causa a rinite alérgica, por exemplo), com medicações ou com cirurgia da “carne esponjosa” que seria a cirurgia dos cornetos nasais.

 

Como é a cirurgia de remoção da “Carne Esponjosa”?

 

A cirurgia de remoção da carne esponjosa pode ser a cirurgia de remoção da adenóide (adenoidectomia) ou a cirurgia de redução do tamanho dos cornetos nasais. Ambas as cirurgias de remoção da carne esponjosa são feitas em Hospital, com anestesia geral; ou seja, o paciente dorme durante a cirurgia.

 

Na cirurgia de remoção da adenóide (adenoidectomia), é colocado um aparelho para manter a boca da criança aberta e, através da boca, os instrumentos alcançam a adenóide. Atualmente a cirurgia de remoção da adenóide (adenoidectomia) é realizada colocando uma câmera (endoscópio) pela boca da criança, o que permite enxergar a adenóide que está atrás do nariz, e removê-la com um instrumento chamado microdebridador , que é semelhante a um aspirador, e o cirurgião consegue ver exatamente o que está sendo removido, reduzindo a possibilidade de deixar restos da adenóide ou machucar estruturas ao redor dela. É denominada de cirurgia de remoção da adenóide via endoscópica ou adenoidectomia endoscópica.

 

A cirurgia de redução do tamanho dos cornetos nasais também é feita com o auxílio do endoscópio e pode ser a turbinectomia, turbinoplastia ou cauterização dos cornetos.

 

Quanto tempo devo ficar no hospital após a cirurgia da “Carne Esponjosa”?

 

Se a cirurgia da “carne esponjosa” foi a adenoidectomia, geralmente o paciente é operado pela manhã, e pode receber alta no mesmo dia após o almoço. Se a cirurgia da “carne esponjosa” foi a cirurgia dos cornetos geralmente o paciente é operado pela manhã, e pode receber alta no mesmo dia no fim do dia, ou mais frequentemente, no dia seguinte pela manhã.

 

Quais os cuidados que devo ter após a cirurgia da “Carne Esponjosa”?

 

Após a cirurgia da “carne esponjosa”, seja a cirurgia de redução dos cornetos nasais ou adenoidectomia, o paciente deve ter cuidado para evitar tudo o que possa aumentar a chance de ter sangramentos nasais. Assim, é importante evitar esforços físicos, evitar a prática de esportes e o sol na primeira semana.

 

Quanto tempo após a cirurgia da “Carne Esponjosa” o paciente está liberado para atividades esportivas?

 

Após a cirurgia de “carne esponjosa”, o paciente pode praticar esportes em aproximadamente 10 a 15 dias após a cirurgia de redução dos cornetos nasais e em 07 dias após adenoidectomia.